Sunday, May 12, 2013

The Smiths

Se um dia me pedirem para escrever uma crítica musical de tema livre, talvez este seja o melhor que consiga arranjar. Não que me tenham pedido para o fazer. Mas nunca é demais tentar.

«Quanto ao texto, esta só poderia versar sobre os The Smiths. Não há opção possível, para mim, não mencionar logo estes l'es enfant terribles de Manchester, que abalaram a cena musical alternativa inglesa dos anos 80. 
Dando uma breve passagem pelo Best Of dos The Smith, que reúne precisamente os êxitos desde o álbum de lançamento "The Smiths" (1984), passando por "The Queen Is Dead" (1985), até "Strangeways, Here We Come" (1987), é de notar naquilo que é a bipolaridade musical que lhes converge, com a qual nos podemos identificar em qualquer momento da nossa vida, seja com "I Started Something I Couldn't Finish" ou "Let Me Get What i Want This Time". Eles conformam em si o que é a Inglaterra e a sua juventude, tecendo declarações de guerra tanto ao estilo gentleman com "Still Ill", ou reclamando uma limpeza espiritual com "There Is A Light That Never Goes Out". 
Portanto, em jeito de conclusão, os The Smith são, sem dúvida, os melhores músicos para te curar de uma depressão. Se bem que podem, igualmente, meter-te numa.»

2 comments:

  1. As últimas frases são muito bonitas. O The Queen is Dead foi um album muito importante para mim. I Know Its Over era a música que me fazia respirar nos momentos mais difíceis.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito obrigada pelas palavras gentis. E como eu compreendo. "I Know Its Over" ajuda-me a atravessar os dias mais cinzentos e a chegar ao fim do dia ainda sã.

      Delete