Sunday, September 29, 2013

Radiohead "You and Who's Army"

Podia muito bem dedicar um longo e infindável post a comentar o novo trabalho musical do Tom Yorke, ou a comentar outros temas bastante mais conhecidos ao público em geral dos grandes Radiohead. 
Tropeçando por acaso nesta relíquia, decidi que também ela mereceria um post, talvez mais do que todos os outros. Não é, de longe, das melhores músicas deste grupo britânico, mas também não logra ser.
Mas é por isso que merece um lugar destacado, pela mesma singularidade de não ser nada de especial, de ser nada por aí além, quando comparados com os restantes singles e tracks da banda.
"You and Who's Army" pertence ao quinto álbum de estúdio da banda, lançada em 2001, denominada "Amnesiac". Este álbum, juntamente com o seu predecessor "A Kid", de 2000, marcam um ponto de viragem nos Radiohead, começando estes a experimentar e a conjugar com os outros estilos como jazz, música electrónica e krautrock. Embora o álbum revele contornos e similitudes na sonoridade com o "A Kid" (talvez por a maior parte das músicas terem sido gravadas nas mesmas sessões), a verdade é que este é relativamente inferior ao outro. Por muito pareceria um b-side (muitos lhe chamam de "Kid B", num trocadilho interessante), mas ao qual grupo fez questão de sublinhar de que tal não se tratava, sendo o "Amnesiac" um álbum por si só.
Uma inspiração nervosa dá início a este tema, seguido com a voz suave de Tom e uma simples guitarra eléctrica a comandar o ritmo, ao qual se vão inserindo depois outros elementos, que vão preenchendo o panorama que se desenrola. O ponto alto é esse mesma combustão de instrumentos que terminam de novo na pacífica e sempre eterna voz do Tom. 
A letra, difusa e abstracta numa primeira impressão (como quase todas as letras compostas pelo grupo) nada mais é do que a expressão de desapontamento e raiva perante a situação política britânica da altura, nomeadamente para com o então Primeiro-Ministro Tony Blair.
Este é um daqueles temas com os quais dá gosto sempre encontrar. Enche-nos o peito de coragem e faz-nos pensar da próxima vez que virmos um boletim de voto. Canções de teor ou inspiração política como esta são difíceis de encontrar. Quanto mais de compor. A naturalidade e suavidade demarcam esta canção de todas as outras, dando-lhe um lugar na minha lista. Quase que imagino esta canção a ser entoada por um coro de vozes nos comícios e manifestações frente à Assembleia da República, em vez do tradicional "Grândola". Quase. 
E, terminando com uma nota curiosíssima, as caixas de ovos dão excelentes mufflers. Que o diga este grupo. Pensem nisso da próxima vez que forem às compras no supermercado. 


You and who's army?
You and your cronies
Come on, come on

No comments:

Post a Comment